terça-feira, 7 de abril de 2009

“Panela Velha” também faz comida boa!

Hoje é terça-feira!E no último sábado, depois de concluir algumas obrigações matinais, resolvi passar na vídeo locadora.Acabei levando para casa três filmes: “Queime Depois de Ler” dos Irmãos Coen, o “novo” 007 e “Perseguidor Implacável”,Com Clint Eastwood no papel de “Dirty” Harry Callahan.
Resolvi começar minha maratona cinematográfica por “Queime Depois de Ler”, e por algum motivo, que não me recordo, não “pulei” para o menu de navegação imediatamente, e acabei assistindo ao “trailer” no disco que fazia propaganda dos filmes em Blu-Ray que em breve serão lançados pela distribuidora.
Lembro-me bem de quando, no ano retrasado, li na revista SET que um novo formato surgiria para substituir o DVD, na época os estúdios de cinema ainda não haviam entrado em acordo se adotariam o HD-DVD ou o Blu-Ray.A primeira coisa que passou pela minha mente foi, que acabaria tendo que comprar Clube da Luta e Caçadores da Arca Perdida de novo quando o novo formato fosse lançado.Hoje, já é do conhecimento e alivio de todos que os aparelhos de Blu-Ray rodarão, também, filmes em DVD.
Ninguém percebe, mas, nem faz tanto tempo que o VHS “morreu”.Na verdade, para mim, parece que foi ontem...A locadora que eu freqüento, trocando aos poucos todo seu acervo de fitas;Os primeiros aparelhos de DVD player chegando nas lojas à preços exorbitantes;e eu e todo mundo, começando a se acostumar com o fato de que não precisava mais “rebobinar” o filme antes de devolver.Tudo muito legal, mas, honestamente, não consigo compreender por que, a maioria das pessoas, principalmente os jovens, tende a renegar e subestimar as antigas “tecnologias”.
Por exemplo: Basta o professor de biologia resolver usar o retro-projetor na aula, para que os alunos lancem sob o pobre coitado olhares e comentários de desaprovação.Não é por que o aparelho é velho que deixa de ter sua serventia, e além do mais, as aulas com o “projetor” são muito mais bacanas que as previsíveis aulas de PowerPoint.Com o tempo, naturalmente, tudo acaba ocupando seu espaço no mundo.
Quando os primeiros televisores surgiram, todos acreditavam que era o fim do habito de ir ao cinema.Os anos se passaram e, atualmente tv e sétima arte coexistem sem o menor resquício de rivalidade, porque as pessoas perceberam que cada uma proporcionava ao público um “encanto” diferente, que a outra não era capaz de copiar ou superar.
Lógico, que certas “coisas” encontram seu lugar, com mais facilidade que outras.O Jornal de papel, por exemplo, vem perdendo feio a queda de braço com a internet.Porém nego-me a acreditar que, muito em breve, o jornal de papel sirva apenas como “banheiro” de cachorro ou “cobertor” de mendigo...
Bem, sinto que é chagada a hora de parar.Por hoje é só, mas até o final da semana eu volto.Curado da gripe, espero.

P.S: gostaria de pedir desculpas pela demora em publicar a segunda parte do meu texto sobre a "febre indiana" na semana passada.
P.S 2: ”Quantum of Solace” é o nome do novo filme do 007.
P.S 3: Tenho dúvida quanto a escrita do vocábulo “retro-projetor”.Se estiver errado, desde já peço desculpas.

3 comentários:

  1. Anônimo é o cassete!Sou eu,Marcos Costa!Muito Obrigado, Lucas Manuel.Como você, eu diria o mesmo...

    ResponderExcluir