domingo, 26 de abril de 2009

Os esquecidos da tecnologia

Vivemos no tempo do ápice da evolução científico-tecnológica.Doenças como cancer podem ser curadas(em alguns tipos de cancer) e a AIDS ja possui um tratamentos tão eficazes que podem inibir os efeitos da AIDS.As células tronco e a nanotecnologia por exemplo, se tornam a cada dia mais palpáveis.A cegueira em alguns casos ja pode ser revertida entre outros tantos avanços.Ótimo!Estamos todos sendo agraciados pelo resultado dos esforços feito pelos cientistas e estudiosos.Mas, espera um pouco, e as pessoas que não pode se andar? Ou pior!E a pessoas que não podem fazer nenhum ou quase nenhum movimento?
É, nem tudo são flores. Paremos para pensar um pouco:Qual foi a maior invenção feita para aquelas pessoas que não tem pernas ou por outro motivo não podem se mover?Isso mesmo que você pensou,CADEIRA DE RODAS!Quando penso nelas me vem uma pergunta:onde está a evolução mesmo?
Bem alguns "privilegiados" podem usufruir de algumas criações úteis:aqueles que não tem pernas podem comprar pernas mecânicas;aqueles que tem um probleme de locomoção mais leve podem tentar um tratamento e aqueles que são paraplégicos podem comprar por alguns "trocados"(uns milhões de reais) uma espécie de roupa robô ridícula e andar "normalmente".Mas são os únicos casos que conheço em que há alternativa de mais valia.
Mas o pior de tudo é a atitude do governo que ao invés de investir em pesquisas e financiamento de estudiosos para achar melhores saídas para pessoas tetraplégicas(mesmo que fosse mais uma roupa robô, pois essas se resumem a cadeira de rodas), paraplégicas(algo mais barato seria bom) ou até em financiamento dessas *roupas*; gasta milhões em projetos fracos e superfaturados de conscientização da população e em meios de adptação e inclusão dos cadeirantes(deixando o problema debaixo do tapete).
Por isso digo que os cadeirante em geral são os esquecidos da tecnologia.

15 comentários:

  1. Bem, pelo o que sei, já existe tratamentos extremamente modernos para paraplégicas e tetraplégicas tentarem, ao menos, recuperar parcialmente o movimento das pernas. Também existem mecanismos que se aderem a musculatura da perna, possibilitando o paciente a se mover.

    Parabéns pelo blog.


    http://blogdopequi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto!
    Beijos

    www.joycampos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Desnecessário seu comentário no meu blog!
    E quem disse que não li seu texto? Aff... Por favor né?
    Não quero visitas e nem comentários toscos, quero conteudo... Se não gostasse não comentaria mesmo e se gostasse horrores complementaria... Me poupe. !

    ResponderExcluir
  5. Desculpe-me pela má interpretação,é que você colocou um típico comentario de caloteiro sem focar em nada no seu comentario.Perdão

    ResponderExcluir
  6. Oi, Diego!

    Ao contrário do que muitas pessoas pensam existe investimento em pesquisa na área de fisioterapia e neurologia. É só vc entrar no site de bons centros de pesquisa como a UFMG, USP ou Unicamp que vc vai vera vários trabalhos sendo desenvolvidos. A área acadêmica do Brasil tem pesquisa, pena que é pouco divulgado.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Eu moro no Rio e não pretendo me tornar lésbica, ok? Gosto muito do sexo masculino, até demais!
    Boa noite! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Apenas re-respondendo lucas sepúlveda.concordo com você em muitas coisas,menos no que tange aos tetraplégicos,pra eles não existe nada de muito eficiente.E também é válido lembrar que esses equipamentos que criaram para os paraplégicos são muito caros(os mais eficientes) e o governo pensando no todo deveria financiar pelo menos a metade do preço desses equipamentos.Muito obrigado pelo seu comentário,saiba que as críticas enriquecem as pessoas e minha mente ganhou mais uns trocados.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite... HUSUHSUHSUHSUSHUSHU'
    Sou uma pessoa muito eclética, to no momento Silverchair, mas gosto de rock nacional, The Offspring, Bush, Green Day entre outros.
    Mas minha paixão é o eletro mesmo! Não vai me dizer que não gosta? rs

    ResponderExcluir
  10. Ah galera,semana que vem tem um poema bem reflexivo!

    ResponderExcluir
  11. Acho complicada essa questão dos cadeirantes mesmo, mas é aquele lance, né ... Há um mundo melhor para todos, mas é bem mais caro... E o Brasil sendo um país subdesenvolvido, acho que ainda soa como "visionário" mesmo esses planos de financiamento para pessoas paraplégicas e tetraplégicas...
    Mas espero que essa situação se resolva logo, pois observando a sociedade também acho que a vida de cadeirantes é bem deixada de lado mesmo.

    Blog bacana, ótimo post.

    Té,
    beijos. xD

    ResponderExcluir
  12. Diego, você sugeriu mudar o mundo .
    Dito isso , coloque um post destinado a isso .
    Como Mudar o Mundo ;)

    ResponderExcluir
  13. Thais puga...Suas palvras foram exatas,agradeço.
    Anderson...sua sugestao é boa e inclusive é a minha intenção final nesse blog,porem preciso primeiro mudar o pensamento das pessoas que fazem parte do meu ciclo de amizade,dps ir em busca daquelas que passam por mim diariamente mas n troca uma ideia comigo e assim sucessivamente...mas vou pensar em algo.ah!olhe o post abaixo feito por um amigo meu,acho que vc vai gostar.brigadao pelo comentário!

    ResponderExcluir