sábado, 4 de abril de 2009

“A Febre Indiana” ou: Por quê indiano de ficção não fala hindu?-Parte final

Terça comecei a explanar sobre a “A Moda da Índia”.Procurei analisar o núcleo indiano da novela das oito,mas faltou falar sobre “Quem Quer Ser Um Milionário?” filme de Danny Boyle que faturou oito estatuetas na festa do Oscar 2009 em fevereiro passado.
O retrato tecido por Boyle, escancara as mazelas sociais e mostra um país mais contemporâneo, não lembrando em nada o que os telespectadores da novela assistem de segunda a sábado.Mas pulando fora do mérito comparativo, o longa conta em tom de fábula a historia real de Jamal(Dev Patel),mulçumano de origem pobre que fica rico depois de vencer a versão indiana do programa de tv “Who Wants To Be a Millionaire” .Porém, o fato de não ter escolaridade levanta suspeitas quanto a capacidade e honestidade do garoto, que acaba sendo acusado de fraude.O roteiro encarrega-se de contar, aos poucos, detalhes da difícil vida do protagonista, que o ajudaram a responder corretamente as perguntas do programa, e apontar a verdadeira motivação do personagem.
Danny Boyle não se prende as “regras” do cinema bollywoodiano, e só presta homenagem a industria indiana de cinema nos créditos finais do filme, um divertido e empolgante numero musical ao som da musica vencedora do Oscar,”Jai Ho”.E, somente as cenas que mostram a infância de Jamal junto a seu irmão e a menina Latika(grande amor da vida de Jamal,interpretada na fase adulta pela belíssima e talentosa Freida Pinto) foram rodadas na língua hindu, ou seja, mais uma vez, OS INDIANOS NÃO FALAM HINDU!E sim um inglês que em momentos surge carregado de sotaque.
Cheio de mensagens otimistas, “Quem Quer Ser Um Milionário?” é sem sombra de dúvida um excelente filme.Porém é impossível deixar de atribuir o sucesso que o filme teve nas premiações, à atual situação financeira em que se encontra os EUA, afundado até o pescoço em uma crise sem precedentes e sem prazo para acabar.Não quero com isso desmerecer o longa nem muito menos Danny Boyle, mas ,será que “Quem Quer Ser Um Milionário?” realmente vale as oito estatuetas que levou?Não entrarei no mérito da resposta, pelo menos, não hoje...
Com toda esta discursam eu só queria dizer ao amigo leitor que, o que estar em questão não é aderir ou não ao modismo indiano, ou a qualquer outro modismo que seja.Mas sim apurar seu senso critico, e aprender a ingerir o que a mídia nos impõem, absorvendo o que positivo, e excluindo o que é em demasia, inútil.Tudo que o mundo não precisa, é de mais um idiota alienado.

3 comentários:

  1. AH , de repente essa moda indiana tomou conta de tudo e todos. Sinceramente eu só fiquei sabendo que o filme havia ganho muitas estatuetas, não sabia quantas exatamente e nem o nome do filma, sóq ue era indiano.. =X
    gostei daqui e da maneira que vocês escreve,

    beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. É, sim, estranho ver a retratação de um contexto indiano, onde os personagens falem uma língua que não é a real da Índia. Mas, isso não muda a essência do filme, o objetivo. Pode ser considerado um "erro" de produção, mas penso que o que importa em um filme é o seu conteúdo e a forma de mostrá-lo.



    http://quartodealuguel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A moda indiana pegou geral!
    Se as ficções indianas fossem em indu nos ñ iriamos entender, blz?

    www.parano-id.blogspot.com

    ResponderExcluir