sexta-feira, 24 de abril de 2009

Indústria de jogos no Brasil

É notável a evolução da indústria de jogos hoje em dia, com excelentes gráficos e enredo que até parece roteiro de cinema. A produção de games é até comparada (ou elevada) à produção cinematográfica, e o Brasil está ingressando nisso aos poucos.

Em outubro de 2008 foi lançado o game online brasileiro Taikodom, produzido pela Hoplon Infotainment (exclusivo para PC). O jogo é um MMORPG (Massive Multiplayer Online RPG ou RPG online) com elementos de simulador espacial. O jogador cria um personagem, escolhe sua profissão e sai em busca de aventuras num mundo futurista (o mais legal é ouvir a mulher que lhe dá as instruções conversando com você em português. No início é um pouco estranho devido ao costume de escutar os diálogos de jogos em inglês).
No ano passado a empresa Ubisoft (conhecida por títulos como Rayman, Prince of Persia e Assassin's Creed) inaugurou uma filial para produção de jogos na cidade de São Paulo, e de início, abriu 20 vagas (só de curiosidade, foram enviados mais de 2.500 currículos) e por enquanto irá produzir games para Nintendo DS. "O Brasil tem muitos talentos", Diz o diretor da Ubisoft, e deixa claro que no futuro o comando da produção seja brasileiro, e não estrangeiro "Para nós o principal desafio é contratar boas pessoas e treiná-las. Quando montamos um estúdio, 40% dos custos salariais durante os três primeiros anos são para formação, pois mandamos os profissionais para estudar em outras filiais".
Além disso, há muitos cursos de design e programação de jogos espalhados pelo Brasil, e a Universidade Federal de Pernambuco já adotou o Design de Jogos como um de seus cursos.

Se quiser mais informações sobre cursos de design ou programação de jogos, Clique Aqui.
Quer saber como se tornar um Designer de Jogos? Clique Aqui!

Bom, Por hoje é só! Espero ter sido claro sobre esse assunto e, na minha opinião, o Brasil só tem a cescer na indústria de jogos! Semana que vem tem mais matérias sobre games aqui no Furdunço!

14 comentários:

  1. Oie! O senhor(caham!) Atilano Moreira foi há uns tempo atrás no meu blog pedir para que eu desse uma olhada aqui...
    Bem,em primeiro lugar,gostaria de pedir desculpas pelo atraso;eu tinha comentado 2 dias depois,mas o pc deu bug e me deu preguiça de voltar(FALEI!HSUAHSUA)!
    em segundo,eu ADORO essa musica do vanguart que vocês se inspiraram para o nome do "furdunço"!
    e terceiro, eu gostei do blog (aÊ!). é engraçado (rachei com a foto do cachorro lá embaixo) e variado! só gostaria de fazer uma pequena crítica: vocês (principalmente o atilano)tem alguns problemas com ortografia. só prestem mais atenção nisso na hora de escrever,beleza?
    podem deixar que vou colocar voces nos meus favoritos. mas tem que me visitar também,hein? :D
    sem querer ser chantagista,longe disso :)
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi txia vlw pelos comentários...quanto á questão dos erros...O tempo é curto,procuramos fazer bons textos em primeiro lugar,para depois nos preocupar com isso e muitas vezes(movidos pela pressa) acabamos sim apresentando alguns erros de digitação(erros esses que assim que identificados são corrigidos),isso é fato.O que não posso é deixar cair á qualidade dos textos flw?

    Mais como sempre costumamos falar,todas as críticas são bem vindas!!!!

    Vlw mesmo e teu blog ta bem bacana,quando puder passo por lá!!!

    ResponderExcluir
  3. É atecnologia ,e os games como tudo ligado ao universo ludico está em franca evolução e desenvolvimento , e se compararmos com os começos dos games , é assustador.

    ResponderExcluir
  4. Vim aqui para agradecer por sua visita lá no meu blog!!!

    Vc sempre será bem vindo lá!!
    Volte sempre!

    Abraços
    http://jansenmotta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. eu tenho esse jogo mais eu pare d joga sempre destruião mina nave
    kkk
    mais eh muito bom

    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    ResponderExcluir
  6. Nao sabia que no brasil já haviam empresas que criam mmorpg.

    se possivel
    http://comosefosseverdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. não tenho tempo nem paciencia pra jogoos desse nivel, HAHAHA sou da epoca de mario word no super nintendo aiinda, aoskokaoksokaokoskoa!

    ResponderExcluir
  8. cara eu to baixando esse jogo agora xD

    vo ver se é uma porcaria ou se é massa

    ResponderExcluir
  9. Passando para conhecer novos blogs, pessoas e pensamentos... !
    Adorei seu post!!!
    Quando quiser, pode me visitar!

    www.joycampos.blogspot.com

    Beijos =**

    ResponderExcluir
  10. show de bola kra, ta de parabens teus textos, so de um encrementada no visual !
    vlw 1

    ResponderExcluir
  11. É bem maneiro isso e tal.
    Porém com o dolár alto, e o brasil não é nem nunca foi um grande desenvolvedor de peças de pc, com qualidade pretigiável. Os nosso governantes não investem nisso porque povo informado é eles perdendo o poder !!!
    Aí fica difícil comprar peças para rodar os jogos modernos de forma limpa!

    Abraços parabéns pelo blog e sucessos sempre !

    Otimização de recursos e serviços.
    http://menosbits.blogspot.com/
    O jeito inteligente de se usar a internet.

    ResponderExcluir
  12. Luciano Bittencourt9 de maio de 2009 às 09:33

    Luan,

    É isso ai !!!! O Brasil tem se tornado um mercado extremamente interessante para às empresas desenvolvedoras de jogos e no mundo inteiro é um mercado que não para de crescer há mais de 10 anos. Alguns especialistas já afirmam que em pouco tempo será uma indústria bem mais valorizada e lucrativa que a indústria cinematográfica.

    Parabéns pela matéria.

    Um beijo do seu tio

    Luciano

    ResponderExcluir