quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Miserável.


Confesso que hoje acordei com uma vontade imensa de não escrever. Hoje acordei com lembranças, mas não são lembranças boas, daquelas que você abre um sorriso e melhora o resto da semana. Não mesmo. São lembranças de outras pessoas, outras vidas. É como se eu sentisse a dor dos miseráveis que anseiam por liberdade, ou pelo menos, a dignidade de morrer em paz.
Lembrei-me de um dia, não sei bem a data,
eu ainda estava no colégio, completamente alienado e com uma vontade de gastar meu dinheiro com lixo. Era cedo, talvez umas 7 horas da manhã, caminhava como se as pessoas não existissem e meu mundo fosse, apenas, uma rua vazia. Olhara para os lados, não podia ver muita coisa, meu umbigo seria o mais importante no momento. Eis que surge, no início da esquina, em frente a uma churrascaria, um animal. Pelo menos era o que ele parecia ser. Estava encostado no poste, com roupas sujas, no cabelo, além de sujeira, havia umas coisas estranhas, não consegui identificar. O homem, que mais parecia um animal, revirava o lixo como se a vida dele dependesse daquilo, era a fome que batia na porta, era o instinto de sobrevivência. Revirara o lixo e, de lá, retirara uma coxa de frango e uma salsicha.
Aquela coxa de frango roída, aquela salsicha esverdeada, jamais saíram da minha cabeça. Mal pude olhar aquele pobre homem nos olhos, não tive forças. Choquei pelo resto do dia, da semana, do mês. Não o vi mais. Talvez tenha morrido, ou se camuflado no lixo. Fato é que aquela cena nunca me saiu da memória, de tempos e tempos ela aparece. Me mostra o quão fútil eu sou, e quão imbecil todos nós somos ao ignorar a miséria e a desgraça alheia. Verdade é que a desigualdade não pareceu uma coisa de outro mundo, finalmente pude enxergar a realidade. Pude ver o quão imbecil eu sempre fui, descobri o egoísta que residia em mim. E, mesmo hoje, tempos depois, a cena parece ter sido vista antes do jantar. É estranho.
A miséria daquele homem despertou, em mim, um senso crítico em relação a muitas coisas, passei a enxergar a vida por uma nova perspectiva. A alienação parece cada vez mais distante, não estou mais sozinho no mundo. O meu caminho que era de solidão, está repleto de pessoas jogadas nos pontos de ônibus, nas ruas misturadas aos cães, dormindo nas estações. Agora pergunto-lhes : Por que eu posso dormir em uma cama, em todo o conforto do mundo, e outros não ? Por que posso comer o que eu quero, na hora que quero, e outros morrerem de fome ? Parece que tem algo errado por aqui, não ?
Desculpem pelo texto, mas eu não estou com vontade de escrever. Não hoje.

25 comentários:

  1. Imagine se estivesse com vontade de escrever hein, C7? Mandou bem, mais uma vez.

    Infelizmente é isso que vemos no mundo. Muita gente gastando, gastando, gastando com mais besteiras, enquanto outras reviram lixos catando migalhas. Lamentável!

    ResponderExcluir
  2. É triste, mas é a realidade. Adoro sua forma de escrever. Mandou super bem, love!

    ResponderExcluir
  3. Bom, no que diz respeito a este tema, só podemos lamentar, pois realidades com esta são encaradas de forma indiferente por muitos, o que é mais uma preocupação.O que nos resta é torcer para que cenas como estas torne-se mínimas, porque 'inesistentes' seria sonhar demais. Contudo, parabenizo você Zé por sua bela escrita, como de costume ;D SUCESSO !

    ResponderExcluir
  4. Para quem não queria escrever, escreveu muito bem. E falou muita coisa, mesmo que em poucas linhas.

    http://sonhadordesperto.blogspot.com/ Nova postagem... Não gostei muito de escrever, mas espero que alguem goste de ler.

    ResponderExcluir
  5. É Cairo, vejo que estamos crescendo a realidade da vida é cruel , mas nos tornamos gente quando reconhecemos que temos Graças a Deus muito mais do que realmente precisamos para sermos felizes.
    É com grande admiração que estou lendo e continuarei a ler sempre o que você escreve .
    Beijossss

    ResponderExcluir
  6. muito baum seu blog ,estou te seguindo tbm se puder da uma passada no meu
    http://futuroeletronico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. É, mesmo sem querer escrever, meu amigo dá um show. hihi {fiz questão de escrever " meu amigo " kkkkkkk.
    muito bom mesmo o texto.
    até o próximo comentário. ;)
    Ana.

    ResponderExcluir
  8. Muito comovente e verdadeiro.
    Gostei muito do seu blog e do seu comentário no meu viu??? Seguindo vc!!!!

    bjo

    ResponderExcluir
  9. mto legal o post,
    http://meninolouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. maneiro o post:

    http://etcmodaetal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. mesmo não querendo escrever...escreveu muito bem...contou a realidade de muitos que vivem por ai...

    ResponderExcluir
  12. isso porque vc não quis escrever ...
    Cenas como estas são comuns, o problemas é que não reparamos no cotidiano, não, não temos tempo nunca, contudo as vezes conseguimos enxergar coisas que nos chocam, mas será que nos mexemos dinate dela? acho que não, acabamos entrando no onibus, mesmo que com esta imagem guaradada pra sempre ...

    Muito bom o blog todo !

    http://piscesgenio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Um pensamento quase socialista.
    Realmente a desigualdade choca! Mais do que isso, vem à tona um sentimento de injustiça mas infelizmente, se formos nos sensibilizar com cada pessoa miserável que vemos, não conseguiremos viver em paz.

    ResponderExcluir
  14. Tem coisas que realmente parecem ser colocadas à nossa frente,para que possamos refletir,e através da reflexão,evoluir.Podemos não mudar toda injustiça e desigualdade do mundo,mas podemos fazer muito se olharmos em volta.
    Parabéns pela sensibilidade!
    Estou seguindo ^^
    bjsssss :)

    www.dancaharah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Querido lucas...
    vim pela indicação do blog. Mas seu texto foi um presente para a minha egoísta noite e meus egoístas problemas... Te adimiro Lucas pq vc escreve com a alma. Nesse ano voltando de uma caminhada estufada de comida do ano novo, passei por um mendigo na minha cidade. Eu chorei. Isso não podia acontecer... Não na minha cidade, não tão perto da minha casa... mas aconteceu Lucas e eu não pude fazer nada... a não ser chorar...
    Bjos ternos da nova Amiga e seguidora
    Deia
    http://ojardimdepsique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Às armas cidadãos!
    vc gosta de fortes emoções né man?
    bom texto, como de costume.

    ResponderExcluir
  17. Muito bonita sua postagem! Bem lembrado! Quando temos uma coisa nas mão que pode ajudar alguém com fome ou que precisa de ajuda devemos lembrar e ajudar. Não esqueço um milk shake grande do Mc Donald's que comprei e joguei todo fora porque de gula eu já tinha comido um burguer grande, com fritas grande mais Coca Cola grande! ...hahaha... Esfomiado né? Mas, enfim, em vez de jogar fora eu poderia ter dado pra outra pessoa que não pudesse comprar.

    Parabéns pela postagem!!! ^^

    Abraços!

    http://neowellbloglove.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Boa postagem. É a realidade no Brasil e no mun.do

    ResponderExcluir
  19. Deia, bonito comentário. Pena que não foi o lucas que escreveu o texto . Presta atenção no nomezinho antes de fazer besteira =/

    ResponderExcluir
  20. Mano, muito bom. Depois quero falar com você a respeito deste tipo de post e de outras ideias. Abraço. Os dois comentários acima são o comentário de baixo com alguns erros gramaticais(Risos).

    ResponderExcluir
  21. O ser humano em si é egoísta e isso é uma característica de berço que PRECISA ser queimada na fogueira. Queimados seremos nós em tempos distantes... aliás, o texto me lembrou de uma mulher que eu costumava ver todo dia aqui no meu bairro. Todo dia ela sentava no mesmo banco e ficava parada o dia todo sem nem mover os olhos, realmente imóvel. Um dia fui perguntar o porquê disso a ela, e ela respondeu que sem ação ela sentia menos fome...

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo texto, ontem mesmo eu com um amigo me impressionei com uma história de um mendigo. O meu amigo disse que rapaz ali tinha mãe, era um rapaz muito bonito, todos reparavam a sua beleza e terminou conhecendo o crack, se viciou e terminou daquele jeito. Hj se oferece pra homem e mulher para poder comprar mais droga, a mãe sumiu de um dia para outro, talvez não querendo ver o poço ao que o filho se jogou. As vezes nos perguntamos será que a pessoa gosta de está assim? Será qu ela não uer dormir numa quente cama? Ter um senhor café? Mas concerteza teve algum motivo para aquele homem chegar aquele ponto. Ou vc ter visto esta cena, talvez até pra vc ter acordado e notar o tão egoístas que somos.

    ResponderExcluir
  23. Nossa, que texto espetacular, conseguiu transmitir a dor que sentia, isso é inegualavel, parabéns por utilizar as palavras com tanta sabedoria e por mudar meu dia.

    www.sonhadora-simples.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. uau,você falou tudo irmãozinho.Não valorizamos as regalias que temos ,apnas qndo perdemos.Volto a dizer oq falaram la em cima,imagine se tivesse c vontade de escrever.Parabéns!
    MÁRCIO

    ResponderExcluir
  25. O ser humano é um bicho estranho à beça.
    Sinceramente as vezes penso que a verdade está lá fora de verdade.
    Abraço e boa semana.

    ResponderExcluir