sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Video Games Live 2009

No dia 30 de setembro foi iniciada a turnê do Vídeo Games Live no Brasil, um grande show onde são tocadas músicas dos games mais populares por uma orquestra (no caso, a orquestra synphonica Villa Lobos) enquanto cenas do jogo são apresentadas no telão ao fundo.
No dia 1° de outubro, o Vídeo Games Live chegou a Salvador e eu, como um amante e viciado em jogos, fui OBRIGADO a conferir. Resultado: foram as 2 horas e meia de apresentação mais empolgantes e incríveis da minha vida!
Antes de tudo começar, o teatro abre duas horas antes, disponibilizando partidas de vídeo game, tais como Xbox 360, Nintendo Wii e PlayStation 3; um concurso de cosplayer, que aqui em Salvador o cosplay vencedor foi o Skullkid (Zelda) – mas confesso que preferi o Cavaleiro Jedi, mas tudo bem...viva a democracia. – e é realizado um campeonato de Guitar Hero, onde o vencedor subiria ao palco mais tarde para tocar (Guitar Hero, claro) com a orquestra.
Mas é quando a orquestra entra que a fantasia começa...: No início foi realizada uma homenagem ao Rei do Pop Michael Jackson (Deus o tenha.) com animações feitas com seu personagem no jogo Moon Walker. Algum tempo depois, e quase que subitamente, entra o guitarrista/ compositor/ apresentador/ criador do show, Tommy Tallarico, que já compôs mais de 200 trilhas sonoras para os mais variados games, tocando músicas, juntamente com a orquestra, do game Castlevania, enquanto cenas dos jogos (desde o Super Nintendo) são exibidas no telão. Fantástico!


Sendo Tommy americano, o show é inteiramente apresentado em inglês, portanto é bom ter um conhecimento básico do idioma (por incrível que pareça, é extremamente fácil de entender o que ele fala, mas isso é relativo, não é?). Tommy guia o show muito bem, tornando-o bem humorado e sempre interagindo com a platéia.
Alguns exemplos de jogos que tiveram suas músicas executadas ao vivo no show são Zelda, Mario, Halo, Metal Gear Solid, Final Fantasy, Shadow of the Colossus, Crhono Trigger, entre outros. Detalhe importante: durante a execução dos temas de alguns jogos, cosplayers profissionais apresentam uma cena no palco, tornando o show ainda mais divertido.
O Vídeo Games Live não é apenas um show para aficionados por games, pois as músicas tocadas pela orquestra, com um toque de rock, são inevitavelmente agradáveis de serem ouvidas, claro que, para os fãs, o show torna-se ainda mais empolgante. Quero parabenizar também o belíssimo trabalho do maestro Jack Wall, que conduziu a orquestra muito bem, e o trabalho da equipe de iluminação, que deixa o clima totalmente distinto de um jogo para outro. Também pela participação de Norihiko Hibino, compositor de músicas do Metal Gear Solid (tocou o tema de “Snake Eater” ao vivo! PERFEITO!) e de Laura Intravia, que tocou músicas de Zelda na flauta, e fez um solo de voz BELÍSSIMO durante a apresentação de God of War.

MOMENTOS MARCANTES (SPOILER – Esta parte da matéria revela alguns momentos de surpresa, então, se for ver o show e gostar de surpresas, não continue a leitura e pule para depois dos vídeos.)

Todo o espetáculo foi simplesmente fantástico, mas tiveram músicas que ficarão guardadas na minha memória e na de muitos também (por incrível que pareça, não foi o Mario). Uma delas foi a execução perfeita da música One Winged Angel, do game Final Fantasy VII. No momento em que é dito “SEPHIROTH!”, todos presentes levantaram-se e gritaram juntos com a música. Adrenalina correndo no sangue a mil por hora! (Não gravei porque estava na gritaria). Outra música que foi espetacular foi a de World of Warcraft, que é o tema das cinemáticas. Enquanto a orquestra tocava a música, cenas de guerra entre Orcs, Humanos, Blood Elves, Taurens, Anões, passavam no telão (eu não sabia se gritava ou se aplaudia. Na dúvida fiz os dois!). Houve também a apresentação do tema de Halo, que, ao final, alguém aparece no palco: Ninguém mais, ninguém menos do que....MASTER CHIEF! Sim, um cosplay perfeito (leia idêntico ao personagem) do protagonista do game! Outro momento que vou lembrar pelo resto da minha vida (se o alzheimer não me pegar) foi quando, de repente toca um celular. Quem atende? SOLID SNAKE! (“Hi, I’m Solid Snake. Can you hear me?”) A voz do Snake conversando com a platéia foi incrível! Além disso, ainda em Metal Gear Solid, houve uma pequena apresentação com um cara vestido de guarda e alguém dentro de uma caixa. Quem já jogou já se ligou! O guarda está à procura de Snake, com direito à exclamação na cabeça do guarda.
Vídeos:

• HALO:

• World of Warcraft:

• Metal Gear Solid:

Em geral, o espetáculo foi impecável, o som, a iluminação e a imagem se completam numa sincronia perfeita, com momentos de humor e emoção equilibrados, passados de maneira natural, sem prejudicar o tema central do espetáculo, que é a importância da música em games. Se você ainda tem dúvidas (ou não) de que a trilha sonora é importante para um game, confira o Vídeo Games Live.
A minha única decepção foi não ter comprado o CD!

Até semana que vem!
Comentem!

Obs1: O VGL é espetacular!
Obs2: O VGL é sensacional!
Obs3: Recomendo a todos: VGL!



6 comentários:

  1. Sem dúvida um evento acima de qualquer expectativa, mesmo não conhecendo algumas das músicas e alguns dos jogos apresentados (muitos mais velhos do que eu) a emoção não diminuiu nem um pouco (também, com uma flautista daquelas). O público brasileiro é sem dúvida alguma um grande público (palavras do próprio Tommy), a platéia foi a loucura com esse incrível evento com com certeza entrará pra história (pelo menos pra mim).
    Obs.: Uma pena que João não ganhou o concurso cosplay hein luan?
    Abração Furdunço!

    ResponderExcluir
  2. Nosaa!
    Deve ter sido ótimo!
    Ouvi dizer que vai ter aqui no RJ também, será?
    Tomara!

    ResponderExcluir
  3. Interessante.
    Esses dias passou uma reportagem sobre.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu queria ter ido!

    Bem que esse evento podia vir para Recife. Eu ia adorar.

    Vou ficar antenado. Se houver outra edição em Salvador ou outra cidade próxima, estarei lá.

    ResponderExcluir
  5. bota MARIO BROSS AEWWWWWWWWWWW

    ResponderExcluir