terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Época das premiações começa


Em quanto o sol do verão desidrata meus neurônios e uma horda de coisas insuportáveis me atingem como um soco nos bagos, uma coisa traz alguma expectativa não só a mim mais a outros tantos cinéfilos no mundo: É a temporada de prêmios!As premiações dos diferentes sindicatos e o Globo de Ouro servem de termômetro para a lista de indicados do Oscar que sairá em dois de fevereiro.É temporada também de fazer figa para as distribuidoras lançarem no mercado nacional todos os filmes indicados antes da festa em março.No ultimo domingo acompanhei minuto a minuto do Golden Globe 2010 acessando o Twitter e um canal de transmissão online da NBC.Como já é do seu conhecimento James Cameron faturou os globos de ouro de melhor direção e filme.E senhores, isso foi apenas o início, afinal nada mais lógico que Hollywood agraciar com muitos e merecidos prêmios Avatar, fime que vem a consolidar de vez o 3D como o futuro do cinema e salvação dos estúdios que não sabiam mais como atrair o grande publico ao cinema.

Eu torcia por Tarantino e seu Bastardos Inglórios mas fiquei feliz e satisfeito pelo Sr. Cameron ter ganho.O cara proporcionou ao mundo não somente a possibilidade de desvendar um fantástico mundo novo, mais principalmente a oportunidade de desfrutar plenamente de um filme na sala de exibição a cada cena.Um presente raro em tempos como estes em que informações preciosas e trechos de filmes vazam na internet antes da estréia.A realidade é que o telespectador que vai ao cinema hoje compra ingresso sabendo demais sobre o filme que vai ver, é como se a maioria estivesse condicionado a comer a sobremesa antes da refeição e como cinéfilo vejo em Avatar uma tentativa de reeducação alimentar.Colocando um ponto final neste assunto, a ficção cientifica mais importante da década não é só sinônimo de inovação tecnológica, é também uma nova chance para o bom e velho hábito de ir ao cinema.E sem mais me estender vai.abaixo a lista dos vencedores e suas seguintes categorias, incompleta sem os seriados.Meu Deus eu sou um imprestável...

Melhor Filme Drama Avatar
Melhor Filme Comédia/Musical Se Beber, Não Case
Melhor Filme Estrangeiro
A Fita Branca (Alemão)
Melhor Diretor James Cameron (Avatar)
Melhor Atriz Drama Sandra Bullock (O Lado Cego)
Melhor Ator Drama Jeff Bridges (Coração Louco)
Melhor Atriz Comédia/Musical Meryl Streep (Julie & Julia)
Melhor Ator Comédia/Musical Robert Downey Jr. (Sherlock Holmes)
Melhor Atriz Coadjuvante Mo’nique (Preciosa)
Melhor Ator Coadjuvante Christoph Waltz (Bastardos Inglórios)
Melhor Animação Up - Altas Aventuras
Melhor Roteiro Jason Reitman, Sheldon Turner (Amor sem Escalas)
Melhor Canção Original ”The Weary Kind” (Coração louco)
Melhor Trilha Sonora Michael Giacchino (Up - Altas Aventuras)

E aguarde, pois a partir de 2 de Fevereiro(uma terça feira)estarei aqui no Furdunço no semáforo escrevendo sobre cada filme indicado e me esforçando o máximo para fazer o melhor especial pré-oscar 2010 possível para nossos leitores.

P.S : Apesar de não aparentar sua opinião é muito importante.Mande sugestões, criticas e xingamentos para marcos.costa.maia@hotmail.com e verei o que posso fazer por você.

2 comentários:

  1. Parabéns por mais um comentário!Sua coluna, a cada semana que passa, a cada post apresentado, torna-se melhor escrita, melhor estruturada, e , sobretudo, mais interessante neste blog.
    Conseguir transpor as barreiras de uma película fotográfica e "simplificar" essa linguagem maravilhosamente enigmática do cinema, é realmente para poucos!Continue assim, e continuarei acompanhando os posts deste criativo blog!

    ResponderExcluir
  2. Parcero, seu post dessa vez atingiu um nível jornalístico profissional e pela primeira vez em mais de 6 meses de furdunço, você me deixou com gostinho de quero mais. Então, nada mais justo do que parabenizá-lo pelo progresso e pedir que ache um dia da semana para postar comentários sobre cada premiação do globo de ouro.( Meu domingo é sagrado, pois não sei se continuarei postando a partir do início do meu 3° ano) Te cuida que as férias estão no fim.

    ResponderExcluir