sábado, 4 de julho de 2009

Viva a Liberdade!

Jogos de mapa aberto foram popularizados através da polêmica franquia Grand Theft Auto (GTA), em que o protagonista é livre para fazer o que bem entender. Depois dele vieram jogos muito bons, com mapas extremamente grandes para serem explorados.
Confira agora o top5 dos melhores games deste tipo, lembrando que na minha opinião e que comentarei sobre pontos positivos e negativos dos games.
(obs: MMORPGs não incluem nesta lista, pois mapa aberto é apenas um pré-requisito para o mesmo.

•Grand Theft Auto (GTA): A franquia que originou jogos do gênero. Em todos os jogos de GTA, você é um bandido que deve fazer missões espalhadas pela cidade (A mais famosa é Liberty City).
(+) Bom, como se trata de um jogo de mapa aberto, você pode fazer o que quiser, garantindo horas de diversão, como roubar carros, usar vários tipos de arma, etc.
(-) Muitos dos jogos de GTA o protagonista não sabe nadar por motivos que não sabemos.

• Prototype: Quem gosta de destruição é diversão garantida. Neste recém lançado game você controla um homem que pode modificar partes do corpo, como por exemplo, transformar o braço em uma lâmina mortal.
(+) Você tem 95654235887 opções de destruição, além de usar o Le Parkour para se movimentar na cidade, que é Nova York. A cidade foi muito bem trabalhada.
(-) Os gráficos deixam a desejar para um jogo de última geração e algumas missões chegam a ser repetitivas, fazendo você abandona-las e sair destruindo tudo mesmo.




•InFamous: Lançado no mês passado, o protagonista é um homem que tem poderes de raio. Como nos jogos do gênero, as missões ficam espalhadas pela cidade.
(+) Muitas opções de usar o poder, você pode escolher entre ser bem ou mal: quando você é do bem, o seu raio é azul, e quando vai fazendo maldade, o seu raio fica vermelho. O modo de recarga de poder é bem legal. É só chegar em algo que transmita eletricidade e absorve um pouco dela. A movimentação também é muito interessante, como deslizar em fios de eletricidade.
(-) Algumas falhas gráficas e é exclusivo para PS3, mas nada que tire a diversão do jogo.



•Assassin’s Creed: Neste jogo você fica na pele de Altaïr, um assassino que tem como missão matar os causadores da terceira cruzada. A continuação lançará no final deste ano.
(+) Você tem várias opções de armas e maneiras para assassinar qualquer um, o protagonista conta também com o Parkour para se locomover pelas cidades, que são Jerusalém, Damasco e Acre e o enredo é bem original.
(-) Algumas missões tornam-se repetitivas e o protagonista também não aprendeu a nadar. (Felizmente no Assassin’s Creed 2 você vai poder fazer isso.)

•Shadow of The Colossus: No game o seu objetivo é matar os 16 Colossus, que são monstros de pedra gigantescos (Observe a imagem para ter uma ideia, e olhe que esse nem é tão grande...)
(+) Você conta com Agro, um cavalo negro para se locomover pelo mapa, a jogabilidade é interessante e você pode dar upgrade nas armas ao fechar o jogo, e para matar os colossus, você deve escala-los e achar o seu ponto vital para fincar a espada, e isso é bem divertido.
(-) No jogo tem apenas uma mulher morta, você, o cavalo e os 16 Colossus que ficam escondidos, ou seja, a solidão é tanta que às vezes dá vontade de colocar GTA e se divertir com as pessoas nas ruas.

Por hoje é só, e peço desculpas pelas duas semanas ausente, mas agora tudo está se normalizando. Até semana que vem!

2 comentários: