sábado, 10 de abril de 2010

Ecologicamente Correto?

Olá furdunceiros de plantão. Eu sou Diego Tito e recomeço minha temporada de posts "falando" um pouco de um tema que se tornou a nova moda dos debates,palestras e reuniões de todo o planeta, é a ecologia.
A industrialização e o capitalismo fizeram com que homem no decorrer dos últimos séculos, agredisse o meio ambiente de forma muito mais intensa e despreocupada. No entanto, a partir de meado do século passado, começa a ser percebido, que as pronfundas mudanças que o homem causou em seu bioma estava começando a ser prejudicial a própria espécie humana.
Já na década de 90, trazendo um legado de vários desastres naturais cada vez mais constantes e avassaladores, o mundo começa a admitir que é preciso parar para reorganizar seu posicionamento na natureza para que a espécie humana não seja instinta. Surgem então projetos como o Greenpeace(este que é muito questionado e criticado pelo seu estilo utópico) que perdura a anos.
A questão é que o aparente esforço tem tido reflexões mínimas no contexto ambiental mundial. Se analisarmos o século XXI apenas, vamos nos lembrar do furacão Catrina(e outros que destruiram regiões dos EUA), do tsunami na Ázia, dos terremotos no Chile e no Haiti, das chuvas em Santa Catarina e no Rio de Janeiro entre tantos outros. Repare nesta matéria da equipe ecoviagem feita em 2003: "Cientista alerta que desastres ambientais ameaçam o futuro da humanidade
Nos próximos cem anos, há uma chance em duas de que grandes incidentes, acidentes ou conflitos causem um considerável retrocesso à sociedade altamente tecnológica do mundo contemporâneo. Provavelmente não seria a extinção da espécie, mas vários passos
4 de Junho de 2003."
. O detalhe é que esta matéria foi feita sete anos atrás, o que significa dizer que nos sete anos pós previsão, a humanidade sofreu diversas perdas em massa devido a desastres ambientais.
Partindo desse pressuposto penso: tudo bem que não morreremos em 2012(isso é coisa de filme), mas será que a espécie humana viverá para conhecer o século XXII?
Frase da semana :A águia voa sozinha, os corvos voam em bando, o tolo tem necessidade de companhia, e o sábio necessidade de solidão.
Twitter:www.twitter.com/diegotito
Um abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário